domingo, 26 de março de 2017

Grandes treinos longos rumo a....Madrid!

E a nossa próxima maratona vai ser....em Madrid! =)
Nos últimos tempos, como sabem, temos feito as maratonas com os amigos João e Orlando, mas desta vez eles queriam repetir Sevilha e a nós não nos apetecia repetir uma maratona. Por outro lado também é uma boa oportunidade de vivermos uma maratona só os dois. Uma coisa mais romântica :)
Assim será uma maratona mas também alguns dias de férias a passear em Madrid só nós dois :) Vai ser muito bom!

Pequeno pormenor...a Maratona de Madrid não tem um percurso nada fácil...primeiros km's a subir e últimos km's sempre a subir....
Para ajudar à festa todas as pessoas com quem falamos e que já foram a Madrid dizem que foi a maratona mais difícil que já fizeram. Uma destas pessoas já tem 20 e tal maratonas no currículo!
Portanto, não vai ser nada fácil e vai com certeza ser a maratona mais dura que já alguma vez fizemos, mas estamos a preparar-nos bem para ela :)

Na semana a seguir a termos corrido a Meia de Cascais, decidimos fazer "o" longo, ou seja, o treino de 30 km. Não sabíamos se teríamos muito mais possibilidades para o fazer, por isso assim ficava já despachado. Para quem faz maratonas o treino de 30 km é possivelmente o mais importante, por ser o mais longo. Assim quando acabamos há um sentimento de dever cumprido e de já "só" faltam 12 km :)

Nesse dia (5 de Março) estávamos a sentir-nos bem e durante o treino decidimos que era mesmo para ir até aos 30 km. Estávamos a correr a um ritmo bastante bom, mantendo assim fazíamos à volta de 3h03m, mas acabámos por quebrar um pouco a partir dos 20 km.
O nosso anterior recorde em treino era de 3h14m, batemos isso à larga :) Desta vez fizemos 3h06m!!!! Para nós é brutal!!! Melhor que isto só na Maratona do Porto onde no ano passado passámos aos 30 km com 3h05m.

Ficámos super satisfeitos com este longo, até porque foi conseguido apenas uma semana após uma Meia de Cascais bem rápida.

Uma semana depois dos 30 km reduzimos. Optámos por fazer 25 km na zona do Guincho.
Se por um lado reduzimos a distância, por outro tornámos o treino mais difícil com algumas subidas.
Duas semanas após a Meia de Cascais regressámos ao local da prova mas com algumas variantes.
Começámos o treino junto à Casa da Guia rumo ao Guincho. Sim, tivemos a correr no Guincho naquele fim-de-semana em que esteve imenso vento, mas precisávamos disso, pois correr contra o vento foi um excelente treino.


Nos primeiros km's ainda conseguimos correr a 5 e tal ao km, mas quando virámos mesmo na direcção do Guincho e o vento vinha mesmo de frente aí a força do vento era tal que diminuímos a velocidade para 6 e tal. Chegados ao Guincho, a ciclovia vira à nossa direita e começa a subir, são apenas uns 200 m mas é bem inclinado. Retornamos aqui quando fazemos 7,5 km que é para dar 15 km junto ao carro e depois continuarmos 5 km para a frente na direcção da Boca do Inferno e entramos no Paredão de Cascais, voltamos para trás aos 20 km, completando os 25 km junto ao carro na Casa da Guia em 2h40m. Ritmo mais lento que no treino de 30 mas este foi bem mais duro com o vento contra e com umas quantas subidas pelo meio.

Resumindo, foram dois excelentes treinos rumo a Madrid.
Na semana seguinte teríamos também uma excelente Meia da Ponte 25 de Abril e hoje (domingo) uma fantástica prova de 10 km ;) Mas essas histórias ficam para outro artigo ;)

Boas corridas!

15 comentários:

  1. Excelentes treinos!!! (e o resultado está à vista, como hoje se viu...)

    Tudo a conjugar-se para uma Maratona dura mas feliz :)

    Força e... parabéns! :)

    Beijinhos e abraços ao casal imparável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amigo.
      Vai ser dura mas queremos ter uma maratona feliz :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Foram dois grandes treinos na preparação de Madrid!
    E tendo em conta as dificuldades que vamos encontrar, acho que estamos no bom caminho;)
    E isso também se vê nas provas que temos feito:)

    Venha a maratona e os passeios por Madrid!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que estamos no bom caminho. Claro que cada dia é um dia e no dia 23 de Abril é que vamos ver como nos sentimos, mas pelo menos temos trabalhado para nos aguentarmos minimamente bem :)

      Hoje foi uma grande prova! ;)

      Beijos gigantes

      Eliminar
  3. Muito bons treinos! Na minha maratona faltou-me "o" treino longo e ressenti-me, nem que seja psicologicamente, por nunca ter feito um treino de 30km. Vocês estão claramente a fazer uma boa preparação para dar seguimentos aos bons resultados que têm dito.

    Já me cheirou que hoje... foi dia de esparguete à bolonhesa. :)
    Beijinhos e abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um treino de 30 km faz sempre bem, nem que seja à alma :)
      Ontem não comemos esparguete à bolonhesa, mas houve esparguete à bolonhesa eheheh ;)

      Beijinhos e abraços e bons treinos para ti

      Eliminar
  4. Bora lá ... já fiz Madrid (foi a minha 2ª) e é efectivamente um pouco mais dura, mas nada de especial. Vão gostar de certeza.
    Força nisso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São essas palavras que queremos reter "mas nada de especial." =)
      Obrigada pela força.

      Beijinhos e abraços

      Eliminar
  5. Confirmo: treinos no Guincho em dias de vento (quase todos! :D) são outra dureza!
    Que tenham umas óptimas férias em Madrid, com uma Maratona à altura! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A Maratona de Madrid faz-se bem porque há os calamares de El Brillante, os callos à maderilena, o cozido madrileno,a comida peruana,etc.Também há o Café Isadora e uma grande quantidade de locais que te motivam Puerta de Alcalá, Parque do Retiro, Torres Kyo, Santiado Bernabéu, Atocha,Grã Via, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiquei motivada só de ler o teu comentário =)
      Com tanta coisa boa e bonita vai ser uma excelente maratona de certeza!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. O meu pai é como eu: gosta de comer e de passear :)
      Obrigada pela força Filipe.
      Beijinhos e abraços

      Eliminar