quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Trilhos dos Templários, corrida, caminhada e...escalada

No domingo acordámos às 5h30 da manhã para irmos até Santa Cita, uma localidade perto de Tomar.
Já há algum tempo que estávamos inscritos para os 29/30 km dos Trilhos dos Templários. 
Depois dos 30 da semana passada, esta semana tínhamos....mais 30...A boa notícia (ou má...depende da perspectiva) é que depois disto é sempre a diminuir os km's até Arga.

Chegámos cedo, estacionámos o carro à vontade, levantámos os dorsais. Ficámos logo bem impressionados com as ofertas desta prova, um polo técnico bem bonito e uma caneca de cerâmica. Bonitas recordações.
Enquanto aguardávamos pelo inicio da prova passaram os cavaleiros templários :)


E enquanto aquecíamos vimos este super atleta a empurrar esta bonita e extravagante árvore.

Ele bem que empurrou mas a árvore continuou no mesmo sítio....

Encontrámos algumas pessoas conhecidas das corridas como a Menina, a Power Puff Runner, a Marta Andrade e o Daniel e conversámos um pouco e preparámo-nos para partir para mais uma aventura que, tal como todas as aventuras, teve os seus altos e baixos.

Ai ca sono!!!

Ponto 1: Nunca acreditem quando vos dizem que uma prova é corrível. Até pode ser que seja mas deixem que isso depois seja uma agradável surpresa. Mas para o caso de afinal não ser assim tão corrível vocês não ficarem com vontade de esganar alguém. 

Ponto 2: Nunca deixem de colocar protector solar, mesmo que pareça que o dia vai ser chuvoso como o dia anterior. Tal como no ponto anterior podem sempre haver surpresas e o sol fazer a sua aparição gloriosa, não só para vos deixar a cara vermelha mas também para vos fazer sentir um grande calor.

Pouco passava das 9h15 quando foi dada a partida. Os primeiros metros seriam percorridos atrás dos cavaleiros, só depois estes sairiam da nossa frente para podermos prosseguir caminho. Pensei que iriam a trotar calmamente, mas afinal os cavalos iam a cavalgar a bom ritmo. O inicio foi mais ou menos corrível, até que algures apareceram as primeiras subidas.



Afinal estava bastante abafado e estas primeiras subidas custaram-me bastante. Quando finalmente chegámos ao primeiro abastecimento fiquei aliviada por poder parar um pouco. Ainda íamos com 5 km e eu já ia a resmungar que aquilo não era assim tão corrível como isso. E esta prova foi tão corrível como tantas outras que já fiz...
Neste abastecimento tivemos uma pequena surpresa, nova oferta da organização, uma caneca de plástico recordativa da prova.

Continuámos em frente e por caminhos algo turbulentos até ao abastecimento do km 10.




E assim chegámos à base da primeira parede que tivemos que escalar. Era uma autêntica parede! Pior que a parede de cento e tal graus da Rocha da Pena! Mas há uma diferença, nesta tivemos ajuda de uma corda para a subir e a parede não era assim tão longa. A(s) parede(s) da Rocha da Pena continua para mim a ser a pior parede que alguma vez fiz.

Eh lá! Que é aquilo?
Deixa cá tirar uma foto à parede que vamos escalar.

Como que a gozar conosco, cá de baixo já víamos que o abastecimento era lá em cima. Depois de escalada a parede penso que merecemos isto:

Foto da organização


Não havia tomate com sal mas havia melancia!!! Mhan mhan mhan, tão fresquinha!

Após alguns minutos prosseguimos caminho e continuámos a constatar como esta prova era tão corrível...

A bela da descida seguida da bela da subida.
Típico.
Até deslizo...

Todos sabemos como este tipo de provas é tão variado. Corrida, caminhada, escalada. Agora ski/surf? Espectáculo! :)

Vamos lá subir isto!

Como ainda tinhamos escalado pouco lá tivemos mais disto:

Muito corrível....

Por esta altura começámos a entrar por trilhos pedestres com nomes como Trilho do Penhasco, imaginei que íriamos correr junto a um grande penhasco mas afinal não foi nada de especial. Víamos o rio lá em baixo e passado um pouco estávamos a correr numa zona bem bonita.


Quando chegámos a novo abastecimento comentei com o Vitor que achava estarmos numa zona familiar. E o senhor do abastecimento confirmou-mo, os Trilhos do Almourol também tinham passado por ali. Seguimos então por zonas bastante familiares, passando algumas pontes de madeira e por vezes molhando os pés, o que com o calor que estava soube muito bem.


Depois de alguma zona que de facto era corrível e com o calor cada vez mais forte lá chegámos a mais um abastecimento e depois haveríamos de ter um abastecimento de água extra, uma fonte. Aproveitámos para nos refrescarmos mais um pouco.
Depois disto já não faltavam assim tantos km's para a meta. 



Paisagens bem bonitas ajudavam a passar o tempo. Já faltava pouco.
A certa altura tivemos que passar novamente por outro túnel com água até aos tornozelos e quando saímos do túnel reparámos que 3 atletas que vinham atrás de nós seguiam mais à frente. Tinham atalhado...não sei se foi sem querer, se foi por não quererem passar no túnel ou por outra razão qualquer. 
Habitualmente não sou nada competitiva, e então em trilhos! Vamos para desfrutar da experiência e para dar o nosso melhor, mas paramos inúmeras vezes para tirar fotos (tirámos dezenas nesta prova). Não me interessava se aqueles atletas chegavam à nossa frente ou não. Mas assim? Com aldrabice pelo meio? Não gostei. Não gostámos. 
Já faltava pouco, muito pouco, uns 2 km ou nem isso. Demos à perna e ultrapassámo-los.Ora toma! Já estávamos mesmo a chegar mas ainda tivemos que subir uma espécie de uma escadaria feita de terra para chegarmos a Santa Cita. Bora lá Vitor! Eles ainda vêm uns 100 m atrás de nós. Nem pensar que chegam à nossa frente depois daquele atalho deles!
Chegámos à meta cerca de 2 minutos antes deles :) 

Atletas em causa, se estão a ler isto: O que fizeram é feio. Se o fizeram sem querer então estão desculpados :) mas se o fizeram de propósito, seja por que razão for, é uma atitude feia. Ainda por cima em trilhos, em que o objectivo é desfrutar da natureza sem preocupações de tempos.

Chegados à meta com praticamente 30 km em 4h50. Ficámos satisfeitos e ainda mais satisfeitos ficámos quando comemos batatas fritas, melancia e gelado :) 

Arga está a menos de 3 semanas. Sabemos que não conseguiremos fazer os 33 km em menos de 5h. Caso não seja mesmo possível completar os 53 km de Arga automaticamente entra em marcha o plano B ;)

Mas para já queremos é desfrutar do próximo enfardanço, perdão, corrida: Meia-Maratona das Lampas no próximo sábado :)

10 comentários:

  1. Grande prova estes Trilhos dos Templários! Gostei muito!
    Tudo bem organizado, sítios lindos, percurso muito variado e de dificuldade muito razoável. Mas concordo contigo, as paredes da Rocha da Pena foram mais difíceis.
    Depois do que aquelas pessoas fizeram, nem pensar em ficarem à nossa frente;) Trilhos é para sujar o equipamento, não é para contornar partes do percurso, ora esta!!!
    Podemos estar a pensar num plano B, mas vamos dar o máximo no plano A.
    Isa, foi mais um dia de prova e de passeio na tua companhia, ou seja, um dia em grande!

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma prova muito boa, muito variada. Mais uma na tua companhia.
      Trilhos é mesmo para sujar e para desfrutar da aventura, nunca para "atalhos".
      Em Arga aconteça o que acontecer iremos ser muito felizes a desfrutar do momento, se tivermos que passar ao plano B, então passamos :)
      Beijos gigantes meu Vitor

      Eliminar
  2. Grande relato, grandes prova, grandes fotos e grandes batoteiros esses sujeitos se não o fizeram Involuntariamente.
    Em estrada estou farto de ver batoteiros em trilhos fica mais complicado de fazer batota porque se tem ter um grande conhecimento do percurso e do terreno.
    Enfim fica sempre a dúvida porque quando um sujeito se perde no trail o mais natural é fazer mais km mas as vezes pode atalhar o percurso sem querer.
    Enfim espero que os sujeitos se tenham apenas enganado porque senão é mesmo muito feio e não gosto mesmo nada disso.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma prova fantástica Jorge.
      Também acho uma atitude muito feia, seja em trilhos ou em estrada mas em trilhos ainda é mais feio visto serem provas de comunhão com a natureza.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Como dizes e bem, não é questão de se ser competitivo, é ter respeito pelos outros atletas, pela organização e até por si próprios. Mas o que interessa é que se divertiram e tiveram novas experiências :)
    Muita força e eu... acredito! :)))
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente João. Respeito pelos outros e por si próprios.
      Foi mais uma experiência e mais um treino para Arga.
      Obrigada por acreditares :)
      Beijinhos amigo

      Eliminar
  4. Espectáculo...mais um passo para a grande aventura que vai ser Arga. Gostei muito das fotos, com especial destaque para essa árvore espectacular.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A árvore é mesmo um espectáculo. Extravagante!
      Ai que só faltam duas semanas para Arga...
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Isa,
    Mais uma excelente prova, parabéns, sempre a somar pontos :)
    Falta pouco para Arga e também pouco para a maratona do Porto, boa sorte para vocês.
    Relativamente á questão de alguém ter feito um atalho, olha, cada um sabe de sim e penso que tenhas ficado com a consciência tranquila por fazer todo o percurso, se calhar o pessoal sobre de claustrofobia, nunca se sabe, acho que não devemos perder o nosso tempo com essas questões.
    Cada um corre o que pode.
    Andei a ver uns videos do Ultra Trail Serra d´Arga e realmente aquilo apetece fazer.
    Depois da maratona de Lisboa logo vejo qual o caminho a seguir.
    Já pensei nisso e até pode ser que seja a minha próxima aventura mas as coisas têm que acontecer uma de cada vez, já tenho alguns planos e tenho que ver onde é que isso se encaixa.
    Boa semana e boas corridas.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuel.
      Pelos vídeos já se tem uma boa ideia de como aquilo é bonito e desafiante para nós que gostamos de correr. Ao vivo ainda deve ser melhor e estamos ansiosos que chegue o grande momento :)

      Uma excelente maratona! Força para mais uma!
      Beijinhos

      Eliminar