segunda-feira, 7 de julho de 2014

Corrida das Fogueiras, sempre espectacular

No passado dia 28 de Junho fomos até Peniche correr uma das mais aguardadas provas do ano, as Fogueiras. Esta é daquelas que, se possível, nunca vou querer perder. O povo de Peniche, as fogueiras, o escuro, o percurso com subidas qb, tudo se conjuga para dar lugar a um ambiente único e a uma das provas mais especiais em Portugal. E assim, pela segunda vez, as Fogueiras não me desiludiram. E, apesar de constipada, este ano consegui ser ainda mais feliz aqui que no ano passado. E fiz uma corrida como não fazia à muito.

Cumprindo-se a tradição, fiquei constipada na véspera duma prova de 15 km. Eu sei, eu sei...também não percebo...Mas não o suficiente que me impedisse de participar nesta prova tão especial. E assim na manhã de sábado o casal Costa Gonçalves pôs-se a caminho com o casal Lima. Primeiro destino: Lagoa de Óbidos. Um belo de um picnic à beira da lagoa onde nos fartámos de comer coisinhas boas. Mhan mhan mhan ;)
Depois do picnic seguimos até Peniche onde aproveitámos o resto do dia para passeios e cultura. 

Vitor, eu, Mafalda e João.
Um belo dia entre amigos.

E rapidamente chegou a hora da partida. Juntou-se a nós o companheiro de equipa Eberhard. Só faltou a Marta que infelizmente não pôde estar presente devido à lesão que a tem atormentado. Mas rapidamente ela estará de volta às corridas e para o ano as Fogueiras não lhe escapam :)

Os 4 ao km presentes:
Eberhard, João, Vitor e eu.

Após um aquecimento ao pôr do sol, dirigimo-nos para o local de partida que já estava apinhado.
Para o Vitor era a sua estreia nas Fogueiras. Como é isto possível? Eu já fui a uma prova que ele nunca foi? E logo as Fogueiras! 

Momentos antes da partida.
Duas pessoas entusiasmadas e uma a pensar
"Vamos lá ver onde é que me vim meter..." 

Às 21h30 foi finalmente dada a partida. O único ponto negativo, e que parece estar a ser equacionado a sua alteração, foi a partida demasiado estreita. São demasiados atletas e o inevitável aconteceu. Poucos segundos depois de cruzarmos o pórtico da partida ficámos parados. Sim parados! Depois lá começámos a andar e depois lá conseguimos começar a correr acelerando só mais à frente. Ora neste engarrafamento todo perdeu-se com certeza mais de 34 segundos...o que me viria a custar novo recorde....Mas já lá vamos....pois o meu plano não era bater recordes.

Passado o engarrafamento inicial conseguimos manter um ritmo já mais aceitável e seguimos 3 elementos dos 4 ao km, eu, Vitor e João. Sentia-me bem e solta e o padrinho notou logo isso. Quando vou solta nota-se logo na minha passada, diz ele. E eu ia a sentir-me mesmo bem, contrastando bastante com o ano passado onde por estes primeiros km's eu ia em sofrimento com dores nas canelas (cala-te boca, não vá elas ouvirem-te....). 
Fomos os três sempre animados na conversa. Ah como é bom correr na companhia do namorado e do padrinho! :)
Ia tão feliz! A viver o momento e a aproveitar a corrida e o apoio das gentes de Peniche. Mal dei pelo passar dos km's. Quando chegámos à zona mais escura do percurso o João disse que iria ficar um pouco para trás e nós lá seguimos. Era a subir e eu liguei o turbo. Vou-vos contar um segredo. Quando não vemos as subidas, nem reparamos que estamos....a subir....Shhh, não contem a ninguém...;)
E assim, a sentir-me bem, fomos ultrapassando vários atletas e eu ia feliz da vida, sem dores, sem cansaço. Um espectáculo! Ao passar de cada fogueira era uma festa com o povo a apoiar-nos e as crianças a estenderem as mãos para lhes darmos um hi-5. Isto dá ainda mais motivação e deixa-nos, se possível, ainda mais alegres. Eu ia a puxar bem e o Vitor até brincou com a situação, disse que eu o enganei...parece que ele pensava que ia para um passeio só porque eu estava constipada...hehehe...enganei-o bem =P 
E assim, não sei bem a que km, mas já lá para o 12 ou assim, ele olhou para o relógio e disse que ainda era possível batermos o meu recorde. Se ao menos eu tivesse acreditado mais cedo...Não fui para esta corrida com esse objectivo, nunca pensei que conseguisse bater o meu recorde dos 15 naquele estado, apesar de não estar assim tão mal. Mas quando ele o disse, eu acreditei. Vamos a isso! E esforcei-me! Oh se me esforcei! Aqueles últimos km's foram a dar-lhe bem, os últimos 2 roçaram os sub 5min/km mas...mesmo assim já não deu. Por 34 segundos...Perdidos no engarrafamento, perdidos nos primeiros km's feitos a ritmo "eu vim aqui é para passear". Mas não tem problema, pois o que conta são as sensações vividas. E esta prova foi rica em boas sensações :) E eu sei que tenho a capacidade para "esbardalhar" o meu recorde dos 15 km. E hei-de consegui-lo!

Obrigada ao João, à Mafalda e ao Vitor por um dia maravilhoso. São dias destes que aliam a corrida ao turismo e à paparoca boa (hihihi) que valem a pena!
Obrigada ao Vitor por ter acreditado no meu recorde e por ter puxado por mim. Acredita que valeu a pena! E vale sempre a pena quando estás ao meu lado.

16 comentários:

  1. Estes dias em que se consegue aliar convívio, passeio e uma óptima corrida, são verdadeiros bálsamos para o dia a dia e para isso nada melhor que Peniche e as suas Fogueiras :)

    Quanto ao teu quase record, segundo as minhas contas perdemos 1 minuto no engarrafamento.
    Mais uma vez se prova que uma coisa é o que pensamos antes da corrida e outra o que na realidade sai.

    Parabéns por mais uma grande corrida!

    Beijinhos e força para o que aí vem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo bálsamos para o dia a dia!

      Obrigada e parabéns a ti pela tua corrida que foi igualmente fantástica.
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Ah, as fogueiras! Realmente aquilo tem alguma coisa de especial.. O record será com certeza esbardalhado com toda a força muito rapidamente ahah

    Epah boa dica essa das subidas, nunca tinha pensado nisso eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz o Jorge, é magia pura!
      Mas pensa nisso que faz todo o sentido! ;)
      Boas corridas!

      Eliminar
  3. A Corrida das Fogueiras e magia pura!
    Belos fins-de-semana desportivos e turísticos passei em Peniche antes da troika me cair em cima!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Jorge, é magia pura!
      Xô troika!
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  4. Decididamente as Fogueiras são especiais:)
    E quando se faz algo com alguem especial ainda melhor.
    Cuidado com as subidas, não as desates a fazer de olhos fechados :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas era essa a ideia...fazer subidas de olhos fechados.... ;)
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  5. Para o ano certamente estaremos lá todos :D
    E que belo dia esse hein!!! :D Fantástico!!!
    Quanto ao recorde... ora esse não tarde aparece.. :D
    Beijinhos enormes as melhoras e go go go nesses treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar Marta :)
      Obrigada pela força amiga.
      Beijinhos grandalhões

      Eliminar
  6. Nunca tinha participado nesta prova e adorei. Muitas pessoas, percurso bem delineado e a particularidade das fogueiras. Foi muito engraçado correr só com a luz das fogueiras.
    Pois foi Isa, enganaste-me bem :) afinal, apesar da constipação, estavas com um grande ritmo. Tive de dar o máximo para te acompanhar.
    Como já disseste, foi um dia maravilhoso, na companhia dos amigos e especialmente, na tua companhia. A tua companhia, vale sempre a pena.
    Que fiques bem depressa, aí vou ter mais dificuldades em te acompanhar:)

    Beijos gigantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quero é que hajam mais dias assim e sempre na tua companhia.
      Esta prova é mesmo especial, é daquelas que depois de participarmos uma vez, não queremos mais faltar :)

      Está a demorar a ficar a 100%, mas quando isso acontecer tudo o que eu quero é correr feliz e na tua companhia.

      Beijos gigantes

      Eliminar
  7. Belo dia, amigos (e namorado), passeio, cultura, comidinha (nham nham) e corridas de boas sensações...que queres mais? Um recorde? Pormenores :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Carlos :) Um recorde? Que interessa isso quando se teve um dia tão bom? Mas seria a cereja no topo do bolo!
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  8. Assim é que é!! Corrida e convívio! Há lá melhor??
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada melhor Anabela! Há coisas sem preço.
      Beijinho grande

      Eliminar