sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Palavras do amigo Manuel Sequeira

A pedido do amigo Manuel Sequeira coloco aqui um texto escrito por si.
Agradecida e sensibilizada pelas amáveis palavras.

"Grande maratonista!
 
Mais 48 horas e terá passado uma semana desde que te tornaste maratonista, uma das poucas mulheres portuguesas, não mais que escassas centenas, que se aventuraram na mítica distância. Devido aos preconceitos existentes durante centenas de anos (já era assim nas antigas Olimpíadas organizadas pelos gregos), a maratona era até há poucos anos interdita às mulheres. Rosa Mota com a sua vitória em Atenas na primeira edição da maratona em Campeonatos da Europa, quebrou esse mito.
 
No domingo, fiquei de entrevistar até seis maratonistas para a revista. Quando a Mafalda que estava na meta a tirar fotos, me disse que o João tinha desistido, o meu pensamento foi logo entrar em contacto com o João.  Assim o fiz e vi bem o drama dele, mais do que a sua desistência, ele estava preocupadíssimo contigo. Afinal, a afilhada portou-se muito bem e mostrou ao padrinho o que é uma mulher valente, qual padeira de Aljubarrota a desancar nos espanhóis. Neste caso, não desancaste nos espanhóis mas sim nas placas dos quilómetros!
 
Suponho que já digeriste todas as emoções tidas antes, durante e após a maratona. É sempre um momento inesquecível nas nossas vidas, um momento que se prolonga para além da simples prática desportiva.  O "ser capaz de" dá-nos maior confiança para o nosso dia a dia, na resolução de situações profissionais, pessoais, etc. Quantas vezes se nos deparam situações em que pensamos: "se fui capaz de fazer isto ou aqueloutro (no atletismo), também serei capaz de resolver agora esta situação, de natureza mais pessoal".
 
A tua maratona ainda teve mais valor por causa da desistência do João. Provaste a ti própria de que eras capaz sozinha de completar a prova. Isso dar-te-á maior confiança para desafios futuros como o de Sevilha em Fevereiro próximo. Logicamente que irás melhorar substancialmente o teu tempo na distância, embora esse não seja o objectivo principal. Mais uma ou duas maratonas e estarás a baixar das cinco horas e vais ver que se continuares a praticar a modalidade com a mesma paixão que agora, daqui a meia dúzia de anos estarás na casa das quatro horas. Tens todas as condições para tal. És nova, tens grande força de vontade e fazes uma coisas que gostas.
 
Até uma próxima corrida.
 
Abraço,
 
Manuel Sequeira"

5 comentários:

  1. Texto lindo, que mexe bem por dentro, e MAIS QUE JUSTO! :)



    ResponderEliminar
  2. Lindo texto e estou de acordo tens tudo para entrares na casa das quatro e até das 3 tal!
    Tudo vai depender de ti e do o que quiseres fazer como corredora ou melhor do que te der prazer fazer! Se te interessares por melhorar os tempos então força mas se a tua "praia" for outra então segue o teu coração!
    Só tens que ter em atenção que para se atingir determinados resultados se tem que ter uma orientação de treino mais profissionalizada digamos assim.
    Claro que cada um de nós só chega até onde a genética nos permite mas saber tirar o melhor de nós só com orientação de um verdadeiro treinador.
    Estou ciente que nunca teria feito nem de perto nem de longe os tempos que fiz na maratona (que não são nada de especial) caso não tivesse tido o apoio de gente extremamente competente. Mas também quando nos entregamos mas mãos de um treinador tem que haver uma forte relação de amizade, empatia e confiança senão nada vai funcionar. Um beijinho Senhora Dona Maratonista Isa!

    ResponderEliminar
  3. Que texto delicioso!
    Tu mereces todas estas palavras a ti dirigidas e mais que venham!
    Foste a força da natureza!

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Palavras merecidas, Isa! Uma vez mais, parabéns! E o tempo... é como diz o Jorge...é o que tu quiseres (dentro dos teus limites), o que te der prazer. Do que conheço de ti (do que leio e vejo) podes melhorar e muito, mas isso só interessa mesmo se a ti te der prazer! Beijinho e continuação de boa recuperação.

    ResponderEliminar
  5. Palavras totalmente merecidas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar