terça-feira, 3 de setembro de 2013

Treino pela manhã e mais uma internacionalização

Depois do treino mais longo feito até hoje era tempo para algum descanso.

Depois de um treino ligeirinho na terça-feira, quinta-feira voltei ao Estádio Universitário.

Tendo em conta os treinos anteriores feitos no EUL e o tempo que eu perdia só em transportes (2 autocarros) até chegar lá, desta vez optei por fazer as coisas de maneira diferente. E claro que isto também só foi possível porque agora já tenho uma mochila jeitosa para correr.

Quinta-feira às 6h30 levantei-me. Claro que custou mas essa fase logo passa assim que começo a correr numa Lisboa ainda pouco movimentada. Por volta das 7h15 estava a sair de casa e comecei a correr em direcção ao EUL. Costuma-se dizer que todos os caminhos vão dar a Roma, neste caso vários caminhos iriam dar ao EUL. Era só escolher. Tinha 15 km para fazer por isso ia ter que enrolar um bocado até chegar ao EUL porque não me apetecia dar mais que uma volta por lá.

Segui pelas hortas em frente ao Colombo e comecei a subir em direcção ao Largo da Luz. E é assim que antes das 8h da manhã uma pessoa já está a transpirar e a pensar porque raio as pernas vão tão pesadas.
Já há alguns carros nas ruas e autocarros também. Não duvido que quer condutores quer passageiros quando me vêem devem pensar quem é a maluquinha que antes das 8h da manhã vai a correr pelas ruas de mochila às costas...

E o que carrego eu na mochila?
Água não é uma das coisas. A bolsa ficou em casa e achei que não valia a pena levar uma garrafa. Só ia fazer mais peso e aquela hora não estava assim tanto calor. Para além disso ia passar por alguns bebedouros pelo caminho.
Carrego roupa para trocar no final do treino, uns chinelos, uma toalha leve, champô e afins em boiões pequenos daqueles que se usam quando se vai viajar, telemóvel, cartão de cidadão, moedas e cartão viva viagem para o autocarro que me irá levar ao trabalho. Coube tudo na mochila ou não seja eu mulher. Já se sabe que as mulheres conseguem meter sempre tudo e mais alguma coisa dentro das malas...é um dom que temos =P
Claro que isto só foi possível porque é Verão, se fosse Inverno seria impossível colocar a roupa dentro da mochila. Temos um dom mas não fazemos milagres hehehe.

Continuando então com o relato do treino. Segui pela Estrada da Luz/Laranjeiras até Sete Rios. Aí podia ter virado logo em direcção ao EUL mas ainda era cedo. Precisava de mais km's nas pernas. Continuei.
Fui ter à Gulbenkian. Aquela hora não se via ninguém, até que...quá quá quá....E assustei-me. Não gozem. Eu adoro patos. Mas não se via ninguém e de repente ouço um quá quá quá no meio dos arbustos. E ele só me queria dar os bons dias porque quando o vi ele estava com um ar interrogativo a olhar para mim. Dei-lhe os bons dias em português e prossegui caminho. Mais à frente bebi água e depois vi que estavam vários patos no backstage do palco dos jardins da Gulbenkian. Claramente a prepararem-se para dar um concerto. E não tinham público nenhum a assistir. Como é possível?
Lá desci as escadas em direcção ao concerto. E juro-vos que nesse momento um dos patos que estava atrás do palco subiu ao palco e com as suas patinhas delicadas começou a atravessar o palco em  direcção ao centro. Pensei para mim "este pato é uma estrela." e tirei-lhe uma foto com o telemóvel.
Ali estão os patos todos na relva ou "backstage".
A estrela.
A foto está desfocada mas dá para perceber que ele estava mesmo de frente para mim,
prestes a iniciar o seu concerto.
Com muita pena minha não fiquei para assistir ao concerto. Tinha que continuar o meu treino. Mas um dia destes volto lá para ver se desta vez sou brindada com um concerto só para mim :)

Saí dos jardins da Gulbenkian pelo lado contrário e pus-me a inventar. Humm o EUL deve ser mais ou menos nesta direcção. E até era. O problema é que havia uma linha de comboio pelo meio. Tive de ir a volta e seguir por uma estrada que só conhecia de passar lá de carro. Acabei por descobrir um spot espectacular para ver os aviões já baixos a passar. Para a próxima tiro algumas fotos. Segui em frente continuando em direcção ao estádio universitário mas mais uma vez uma barreira. Desta vez uma via rápida, acho que era o Eixo Norte Sul ou algo do género. Como raio vou passar para o outro lado? Até que vi umas pessoas que iam por umas escadas, passavam num viaduto e estavam do outro lado da estrada. Ufa que isto é uma aventura!
Lá subi as escadinhas a correr, lá passei o viaduto e lá à frente já avistava o EUL.
Quando lá cheguei bebi novamente um pouco de água, dei uma voltinha e fui ao pavilhão de acesso aos campos de ténis, onde agora (provisoriamente?) são os balneários e o acesso à pista de atletismo. Ainda tive para ir à pista mas quando lá cheguei estava lá uma equipa a treinar. Quando ia a sair do EUL já depois do banho tomado vi um autocarro com o emblema do Benfica. Como os atletas que estavam a utilizar a pista até estavam vestidos de vermelho vou pressupor que seriam do Benfica. Mas achei-os muito altos para a corrida propriamente dita. Serão dos saltos? Serão do basket ou de outra modalidade e estavam a complementar o treino com corrida? E treinam no EUL?

Depois de um treino de cerca de 15 km e de um banho tomado até se enfrenta o dia com outra disposição e outra leveza. Vale a pena acordar mais cedo só para ir correr.

O treino seguinte foi feito fora de Portugal :)

Quando eu era mais novinha fartei-me de correr (não era a pé...era correr de carro...) Portugal e Espanha de lés a lés com o meu pai. Acampámos dezenas e dezenas de vezes.
Já não acampávamos há alguns anos e combinámos ir acampar este fim-de-semana. Tinhamos várias opções em cima da mesa mas chegámos à conclusão que era mais barato ir a Cáceres do que ao Algarve.
Cáceres é uma cidade da Extremadura espanhola. Fica a cerca de 100 km de Badajoz. Já lá tinhamos ido, mas foi há 10 anos atrás e foi de passagem.
Desta vez aproveitámos para conhecer melhor a cidade e relaxar no campismo. Claro que levei os ténis de corrida =) Óbvio!

No domingo de manhã aproveitei para dar umas voltas dentro do campismo. Não corri na cidade porque o campismo ficava a alguns km's da cidade. 
Eram 7h30 em Espanha, em Portugal seriam 6h30, vesti o equipamento, calcei os ténis e corri. Sem relógio, sem elástico no cabelo. Apenas corri. 
Só me dei ao luxo de correr com o cabelo solto (acho que foi a primeira vez) porque era bem cedo e ainda não estava calor e porque cortei o cabelo e agora sinto-me muito mais leve. Não está assim tão curto, mas comparado com o que estava...Agora sim, vou correr mais leve na maratona ;)

O campismo ficava numa encosta, portanto basicamente andei a subir e a descer, a subir e a descer. Espero que esta corridinha em rampas tenha alguma utilidade já no próximo domingo quando eu for à minha 5ª meia-maratona e provavelmente a mais difícil até hoje. Tenho aprendido a adorar rampas e até a preferi-las às rectas mas com os treinos para a maratona os treinos de rampas têm sido escassos por isso espero bem que corra tudo bem no sábado.

A maratona já está a pouco mais de 1 mês de distância e eu estou ansiosa que chegue o dia.
Quero correr uma maratona. Quero saber que sou capaz e que esse não é o meu limite. Estou ansiosa que chegue o dia porque quero correr uma maratona mas também tenho imensas ideias para depois da maratona...

Tenho estado super concentrada nos treinos para a maratona. É a primeira. Quero sentir que dei o meu melhor e que cometi o mínimo de erros possível. Mas quando a maratona passar já tenho várias ideias para treinos e provas. Algumas ideias são bastante ousadas. Mas ao mesmo tempo não serão nada de extraordinário. São apenas ideias já um pouco à frente. Mas que penso serem perfeitamente fazíveis.
Depois da maratona virá um tempo de acalmia e algum descanso mas depois aos poucos hei-de voltar aos treinos e poderei começar a fazer algumas experiências. 
Mas cada coisa a seu tempo. Primeiro a maratona depois...outras coisas... ;)

Agora quero dar os meus parabéns aos campeões mundiais Emanuel Silva e João Ribeiro. 
Pelo que tenho visto a canoagem tem trazido com alguma regularidade medalhas para Portugal. Grandes atletas! Parabéns pela medalha conquistada! Parabéns pela garra!

Agora fiquem com os Queen e com o vozeirão do Freddy Mercury. Grande Freddy!



One (wo)man, one goal, one mission - correr uma maratona
One heart, one soul, just one solution - terminar a maratona

E agora só porque quero: WOWOWOWOWOWO OH YEAH!

Vá lá pessoal tudo a cantar WOWOWOWOWOWO ONE VISION =)

21 comentários:

  1. Falta praticamente um mês!!! Nervosa? :) Eu acho que te estás a preparar muito bem, com calma, inteligência, progressivamente... Vai ser uma prova superada! E o céu é o limite! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto nem é bem nervosa, é mais ansiosa. Mas à medida que nos vamos aproximando da data de certeza que o nervosismo vai aumentar.
      Obrigada pela força.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Amei o texto!!!

    Amei a parte dos qua qua qua ahahah Que belo concerto deve ser esse. Da ultima vez que lá fui eles andavam mais entretidos pela água não me ligaram nenhuma eheh

    Ando a pensar fazer alguns treinos por Lisboa agora com o inicio da faculdade (e como será o ultimo ano será um ano de muito afazer, então ando a ver possibilidades para ir correr), e pensei no EUL que é onde irei fazer natação, qualquer pessoa pode utilizar os balneários?!

    Está quase a maratona :)
    Está cada vez mais perto e tu estás em grande forma.
    Acredito que deves estar em "pulgas" para que esse dia chegue :) Vai ser um GRANDE DIA!!!! :D

    Beijinhos grandes querida

    ahhh e grande FREDDY!!!! :D Vozeirão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas sai bem mais barato se fizeres um cartão. Pagas 10€ de seguro que dá para 1 ano lectivo inteiro e depois carregas com dinheiro. O mínimo acho que são 15 ou 20€ e depois cada vez que utilizas o balneário passas o cartão e aquilo desconta x. Acho que é 1€ e tal ou 2€ e tal por cada utilização. Em relação à piscina penso que funciona da mesma maneira.
      Também vou passar a utilizar a piscina este ano :) Depois podemos combinar umas idas juntas.

      Já está tão perto. O tempo passa num instante.

      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela informação :D eheheh
      Está combinadissimo :D

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  3. Como sempre, um excelente relato que nos transporta aos locais por onde andaste. Até imaginei o solo do dom pato!

    Lá vou ter mais uma dificuldade para te acompanhar... estás mais leve!

    E estás a ver como ao cantares acabaste com oh yeah? Continuo a insistir que apenas há músicas para pessoas decididas. Oh yeah ou oh no! Não há músicas para indecisos (Oh maybe!). Coitados, são discriminados!

    E tens toda a razão. As mulheres fazem milagres nas malas. Como é possível?!?

    Beijinhos e boa continuação :)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, temos que criar uma música com o refrão "Oh maybe..." Ahahahahah =)

      Como é possível? Se eu te contasse já não tinha piada. É mesmo um dom que temos ;)

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Pareces o Sport Billy...isso não é uma mochila, isso é um mala de viagem tipo armário :)
    Falta um mesito....o tempo voa, não é? Mas não te preocupes, estás bem...aliás, muito bem e vais conseguir não tenho dúvidas nenhumas.
    Beijinhos e boas "Rampas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe!
      Voa mesmo! Quando der por ela já estamos no dia 6.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  5. Vou fazer a minha 2ª maratona, mas estou ansioso como se fosse a primeira.
    Na linha de partida tudo é deixado para trás e só pensas em cortar a meta.
    Quanto a São João das Lampas, é uma prova dura mas com uma boa gestão de esforço acabas sem problemas.
    Continuação de bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser mesmo uma sensação única. Mal posso esperar :)
      Na Meia das Lampas irei nas calmas pois também não quero arriscar uma lesão a 1 mês do grande dia.
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  6. Mais um excelente relato :) sou um habitual leitor do blog. Também me estou a preparar para a minha 1ª maratona (6 de Dezembro) e a ansiedade também está a crescer :) Treino diariamente às 5h da manha, e fui descobrindo uma Lisboa completamente diferente daquilo que estamos habituados, que passei a adorar!!!! Estás a fazer uma fantástica preparação não te preocupes, vai 'correr' muito bem, e só tens que te lembrar que a preparação é o mais dificil numa maratona :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António.
      A essa hora deve ser uma experiência única correr por Lisboa.
      Obrigada pela força.
      Tudo a correr bem nessa preparação para a maratona e força!

      Eliminar
  7. Parabéns pela internacionalização, hehe!

    Já falta pouco. Eu pelo que escreves, pareces-me idealmente serena para a Maratona.. vai tudo correr bem :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por enquanto estou serena. Mas espera só que chegue a última semana antes da maratona... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. A preparação está a correr muito bem, por isso dia 6 de Outubro vais poder dizer que és maratonista.
    Continuação de bons treinos e até sábado nas "rampas".
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Treino com direito a concerto, treino no estrangeiro!
    Não é para qualquer um :)
    Agora com tanta leveza, vou ter dificuldade em acompanhar o teu ritmo nas Lampas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na próxima semana vou ver se apanho o concerto completo ;)

      Esta semana tenho andado com pouca energia, não sei como me irá correr as Lampas. Vou nas calmas e logo se vê como a coisa evolui.

      Beijinhos e até sábado!

      Eliminar
  10. Eu já fiz uma prova em Espanha, sem um único atleta espanhol e com uma organização totalmente Portuguesa! Um dia conto"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ter mesmo de contar. Agora fiquei curiosa.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar