segunda-feira, 8 de julho de 2013

Corrida das Fogueiras, única e... 24 km de treino com calor

Desculpem lá o desaparecimento, mas a moleza para escrever tem-se instalado. Já a moleza para correr não :) Já nem o calor me consegue tirar a vontade de correr. 

Vamos voltar atrás mais de uma semana.

Sábado, 29 de Junho

Corrida das Fogueiras

Tinham razão, esta prova é mesmo única. Claramente daquelas a que não quero faltar nos próximos anos.
O dia foi bastante agradável na companhia do João e Mafalda Lima e do Sequeira e da Júlia.
Pelo fim da tarde encontrámo-nos com mais pessoal e ao longo do aquecimento e afins também nos cruzámos com mais pessoal.
Vou começar pelas fotografias, depois então virá o relato.
João, Carlos, Sandra, Nuno, Isa (não conheço....), Júlia e Sequeira
João, Mafalda, Carlos, Sandra, Nuno, Isa (epá...outra vez esta gaija?) e Sequeira
E agora dança entre o João e o Eberhard.
Deve ter algum parafuso a menos...
A aquecer.
Obrigada pela foto Carla.
Quanto à prova nem sei bem como hei-de descrevê-la. Vou focar-me nos pontos positivos porque houve alguns pontos negativos. Na minha prova, não na corrida em si que essa foi um espectáculo. 
Após algum tempo a "assar" na zona da partida (o que nos valeu foi alguém nos ter entretido com a dança do Gangnam Style....hehehe...) finalmente chegaram as 21h30. Uma grande confusão é o que vos digo. Perdi toda a gente de vista, o que vale é que o João vinha atrás de mim e mais uma vez esteve comigo ao longo destes 15 km. Ia eu muito bem quando de repente as famosas dores (que andavam desaparecidas) resolveram fazer uma visita. Comecei a ficar para trás, o João para trás comigo ficou. Fomos ultrapassados por muita gente. Mesmo muita gente! Felizmente algumas das pessoas eram nossas conhecidas e animaram-nos. Houve até alguns que me fizeram sorrir. Comentei com o João que ao menos enquanto passavam por mim e me falavam eu sempre ia entretida e sorria e quase me esquecia das dores. Então o João perguntou-me se eu queria que ele me contasse umas anedotas. Eu disse que sim. Esperei alguns minutos e nada...Relembrei-o. Tinha-se esquecido...Mais uns minutos e disse-me que estava com uma branca e não se lembrava de anedotas nenhumas, mas lembrava-se de adivinhas... 

Acho que esta prova foi a mais peculiar até hoje. Coisas estranhas e diferentes se passaram e nunca me hei-de esquecer de ir a correr e ao mesmo tempo ir a responder a adivinhas do João. Fiquei muito orgulhosa de mim própria porque correr e raciocinar ao mesmo tempo não é fácil e consegui ir respondendo a todas as adivinhas. Só houve uma que outro atleta respondeu antes de mim. Hehe. Estão a imaginar a nossa figura no pelotão? O João a fazer-me adivinhas e eu a responder? Acho que não estão bem a ver a nossa figura =P
Fui respondendo mas eventualmente cheguei a uma que não conseguia desvendar. Pus-me a fazer contas de cabeça e já me estava a passar com aquilo e afinal a resposta era tão simples que nem sequer eram precisas contas. Fiquei "traumatizada" com todo este esforço mental em vão e pedi ao João para acabarmos com as adivinhas. Com isto tudo já tinham passado 5 ou 6 km. Passámos por algumas pessoas que nos davam forças mas a melhor parte ainda estava para vir.

Um pouco antes do 8º km havia uma rampa. Forças que eu tinha algures dentro de mim vieram à superfície e comecei a acelerar por ali acima com o João junto a mim. Pessoas que antes nos tinham ultrapassado ficavam agora para trás. Mas isto não durou muito. Não conseguia, nem me apetecia acelerar mais, por isso acabei por fazer o resto da prova a um ritmo bastante confortável e simplesmente a desfrutar da experiência.  Não houve cá novos recordes, houve simplesmente muitos sorrisos e muitos "hi-5". 

Antes da prova o Sequeira desafiou-me a mim e ao João a contarmos as fogueiras ao longo do percurso e assim o fiz. Quando apareceu a primeira fogueira fiquei um bocado pasmada pois não espera que fosse tão grande. Pensava que eram apenas fogueirinhas, mas nada disso. A partir da primeira fogueira fui sempre a dizer para mim mentalmente "1,1,1,1,1,1", "2,2,2,2,2,2", "3,3,3,3,3", "4,4,4,4" e por aí fora. Ia pensando isto repetidamente, desta forma ia concentrada nalguma coisa e tentava não me perder na contagem. Já lá iremos ao número de fogueiras que contei. 

A zona onde agora corríamos era muito mal iluminada. Estava mesmo escuro, só para terem noção eu não via o chão. Confesso que ia com algum medo de pôr um pé num buraco. É que não se via mesmo nada! O João ia uns metros à minha frente e por várias vezes se virava para trás e não me via. Eu acenava-lhe e dizia-lhe "estou aqui", estava a apenas 1 ou 2 metros dele mas ele não me via! Isto era o quão escuro estava. Nem as meias de compressão iluminaram o caminho! =P
As fogueiras sucediam-se e as pessoas junto delas também. Batiam palmas, encorajavam-nos com simpáticas palavras e dezenas de miúdos estendiam-nos o braço para que batessemos as nossas mãos nas deles. Era impossível passar ao lado. Era impossível não sorrir. As fogueiras surgiam no horizonte, "5,5,5,5,5" ou será "6,6,6,6,6"? Já estava perdida na contagem, já não sabia a quantas ia. Mas continuei a contar.

Uns escuteiros cantavam ao pé duma fogueira qualquer coisa como "Cresce, cresce fogueira...". Mais parecia uma bruxaria hehehe. Achei um piadão a tudo isto. Comecámos a descer, fomos apanhados por um atleta com frontal ( não era o único) e de repente vi toda a estrada à minha frente iluminada. Não gostei. Há uns km's atrás pensava para mim que falta fazia um frontal, mas a verdade é que a escuridão começou a saber-me bem e quando de repente vi aquela luz toda não gostei. Deixa-o ir. 
Mais pessoas a apoiar-nos, eu sorria e agradecia. Vários miúdos todos contentes quando lhes dávamos "mais cinco". É impossível não ficar feliz quando fazemos crianças felizes com um gesto tão simples. Um miúdo estendeu-me a mão e depois disse-me "Vá com Deus". Sorri e agradeci. Eu e o João achámos um piadão aquilo. Várias senhoras e meninas pequenitas diziam "Força senhora!" ou "Força menina" ou "Força mulheres". Foi muito bom! Já há muito tempo que não estava preocupada com o tempo que ia fazer. Fiz para aí 1h38 se não estou em erro, longissimo do recorde, mas que interessa isso quando nos estamos a divertir tanto? 

Contei 20 fogueiras, mas os meus companheiros contaram 19. Provavelmente contei uma a mais logo no ínicio.

Adorei a Corrida das Fogueiras. Houve abastecimentos suficientes, os km's estavam bem marcados, o percurso é algo sinuoso o que eu gosto, as fogueiras a iluminar de vez em quando a escuridão dão um toque mágico e as gentes de Peniche são simplesmente fantásticas. Adorei! Quem nunca foi tem mesmo de ir! E quem já foi é natural que queira repetir. Eu fui e quero continuar a ir sempre que possível.

Isto está a ficar longo e mais longo vai ficar. Ontem foi dia de mais um treino longo. 24 km num dos dias mais quentes do ano. Eu e o João tivemos a mesma ideia de ir fazer a nossa corrida pelo antigo percurso da maratona, começando e acabando no Estádio 1º de Maio. Não pode ser sempre treinos longos em rectas. 
O percurso foi muito semelhante a este, com a diferença que não chegámos a ir à beira-rio. Cortámos mais cedo em direcção à Almirante Reis, desta forma o treino não terminaria na Alameda mas sim já perto do estádio. O dia adivinhava-se muito quente, demasiado quente. Mas quer eu, quer o João apesar de não gostarmos de calor, apesar de termos muito respeito pelo calor, a verdade é que aos poucos nos sentimos um pouco mais resistentes ao mesmo. No dia anterior eu disse ao João que o treino ia correr bem, que tinha um feeling. O sexto sentido das senhoras raramente falha =)

Esta foi a fotografia que a Mafalda nos tirou antes do treino:

Sorridentes e prontos para começar apesar duma ligeira moleza natural do calor.
Esta foi a foto que a Mafalda nos tirou ao final de 24 km e 3h15 de treino:
Ainda mais sorridentes, o que só prova que por muito que custe,
a sensação final é sempre de felicidade.
Se somos malucos? Bem....um pouco...mas eu considero que somos malucos responsáveis. Foi tudo pensado ao pormenor e em especial por um casal que poderia perfeitamente ser responsável pela organização de alguma prova. Nada falha! 
A Mafalda merece uma palavra especial de agradecimento. De 5 em 5 km lá estava ela nos locais combinados à nossa espera com duas garrafas de 0,5L para cada um de nós, ou seja de 5 em 5 km eu tinha 1 L de água para beber e refrescar-me. Para além disso no final ainda tivemos direito a ice tea e pastel de nata. Quer dizer, nem há palavras. 5*! Não, minto! 6* =)

Muito obrigada Mafalda!

Vamos então ao treino propriamente dito. (Espero que estejam sentados confortavelmente à sombra porque isto ainda vai demorar)

Começámos então por volta das 9h30 já com água nas mãos, seguimos sempre pelo percurso da antiga Maratona de Lisboa e sempre que possível do lado da sombra. Ambos íamos com alguma moleza, mas irão gostar de saber que as minhas canelas portaram-se muito bem, sem nunca se queixarem. Vá-se lá perceber estas miúdas.
Aos 5 km lá estava a Mafalda com o nosso abastecimento. Com 1 L de água por cada 5 km conseguimos aguentar-nos bem. Eu bebia um pouco, molhava a cara e a cabeça. Passados 5 minutos bebia mais um pouco e voltava a molhar-me. Por vezes apetecia-me e molhava as pernas (isto soube bem, mas resultou nuns calções molhados e que davam a impressão que eu tinha feito xixi...). 
Lembram-se de eu ter brincado e dito que precisava de treinar também os braços para conseguir empurrar o muro na maratona? Bem....ontem já treinei braços. Eu e o João. Corremos sempre com uma garrafa de 0,5 L em cada mão e acreditem que não é fácil, mas é uma boa estratégia para nos esquecermos das pernas cansadas por exemplo, porque a certa altura doem-nos é os braços. Mesmo assim nunca se tornou demasiado incómodo. Aos 10 km lá estava novamente a Mafalda. Tempo para água, mas também para marmelada. Mhan, mhan, mhan.
Claro que eu e o João fomos quase sempre na conversa e por umas quantas vezes nos lembrámos dos verdadeiros heróis do dia, todos os atletas que estavam no Trail de Almonda, em especial lembrámo-nos da Rute e do Vitor. Até chegámos a enviar-lhes energia positiva =) Não sei se receberam ou não, foi mais ou menos entre as 10h30 e as 11h que vos enviámos energia, agora digam se sentiram de repente uma força extra a empurrar-vos? Éramos nós =P

Lembro-me do João ir dizendo os km's e da facilidade que chegámos aos 18 km em comparação com este treino desastroso. Ontem estava claramente mais calor, quase 40ºC, mas tinhamos muito mais água, muito mais sombra e um percurso mais interessante. Mas as pessoas pareciam achar-nos doidas. Nós bem vimos como nos olhavam, só dois homens nos disseram um "Força!", os restantes pareciam achar-nos loucos. Loucos por corrermos e ainda mais loucos por corrermos num dia tão quente como o de ontem. Mas garanto-vos que já tive muitos treinos e algumas provas que me custaram bem mais do que este. A subida da Almirante Reis não foi fácil, mas fez-se. O tempo foi passando e com ele os km's. A certa altura o João disse-me que já só faltava 1,5 km. A minha resposta "Só?". Mas quando acabámos a verdade é que senti-me aliviada, pois como é natural já ia cansada. 24 km e 3h15 depois o treino estava feito. Era 12h45.
Em Março fizemos 24 km em 2h40. É impressionante a diferença, mas claro que não se pode comparar um dia de Março em que até corri de manga comprida com um dia em que estão perto de 40ºC.

Durante os 24 km só nos cruzámos com mais um homem a correr. Domingo de manhã e só vimos uma pessoa a correr ao longo de 24 km. É impressionante.

O balanço é positivo. Ainda há muitos, muitos treinos pela frente, mas este foi muito bom. Deixou-nos satisfeitos. 

Tal como já disse anteriormente considero-me uma pessoa meio doida, mas ao mesmo tempo considero-me responsável. Sim, corri 24 km num dia de calor abrasador, mas levei boné, coloquei protector solar, corri quase sempre pela sombra, bebi água constantemente, refresquei-me constantemente e ainda comi marmelada e cajus ao longo do percurso. Acabei cansada, mas não desgastada. Senti-me aliviada quando acabei, mas também feliz e orgulhosa. E hoje estou bem =) Não estou dorida, não apanhei escaldão e sinto-me pronta para amanhã ir fazer um treininho de recuperação. 

Muitos Parabéns a todos os atletas que ontem participaram no Trail de Almonda, em especial à Rute e ao Vitor. Grande coragem, grande garra!

Muito, muito obrigada ao fabuloso casal João e Mafalda Lima que têm sido 30000* comigo =)
Vocês são "uma máquina" no que toca a organizar um treino. E a Mafalda ontem foi 5*. É como digo, não há palavras, por isso limito-me a agradecer. Obrigada.
O João, como sempre, foi um óptimo companheiro de corrida. 
Dia 6 de Outubro se estiver fresco ninguém nos agarra João, hihihi. Até voamos!

17 comentários:

  1. Excelentes relatos, Isa, que colocaram-me um sorriso de início ao fim :)

    Está aqui tudo!

    Beijinhos e boa continuação de treinos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que está aqui tudo. Já sabes como eu sou a escrever, todos os pormenorzinhos são descritos :)
      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  2. Olá Isa.
    Muito bom relato, como de costume. Em relação às Fogueiras, está visto que para o ano tenho de participar. Tenho vindo a adiar, mas depois destes últimos relatos não há volta a dar.
    Em relação ao vosso treino, percebe-se a vossa determinação e entusiasmo, ainda por cima com o calor que estava. E com direito a logística espetacular!
    Muito obrigado pela vossa força. A única questão é que nessa altura ia a descer um trilho cheio de pedras e quase que me desequilibrava, tal foi a força recebida:) Foi de certeza fundamental para acabar a prova. Mais uma vez obrigado.

    Beijinhos e tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que não podes mesmo adiar mais, é imperdível.

      Agora é que disseste bem, QUASE que te desequilibravas. Nós amparámos-te com a nossa energia positiva hihihi =P

      Beijinhos campeão!

      Eliminar
  3. Uma maneira bem peculiar e divertida de fazer a Corrida da Fogueiras.
    A Última fez que fiz a prova (já lá vão uns anos que a "crise" arrumou com a minha participação na prova) chovia, fazia vento e até frio! Mas eu adorei, foi uma Corrida das Fogueiras mesmo diferente.
    Quando aos 24 km a torrar os meus parabéns! Já dei a minha opinião sobre esse treino do ponto de vista técnico e troquei alguns mail's com o João que deve ter ficado farto de me ouvir!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mesmo das Fogueiras. Vocês tinham todos razão em falar tão bem desta prova.

      Obrigada. Sim, eu já li o que comentaste no blogue dele. Percebo o que dizes. Não massacres muito o João pois fui eu que incentivei estes treinos mais ao calor, precisamente porque li alguns artigos e até um livro que se chama "Calor, Fadiga e Hidratação" e que aconselham a que haja uma aclimatação ao calor para que no dia da prova o corpo esteja mais habituado a essas temperaturas.
      Mas claro que, como em tudo, as opiniões divergem e se calhar todos têm a sua razão.
      O que interessa é que no dia da maratona tudo corra pelo melhor :)

      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  4. Grande Isa, muito bom este post. O das fogueiras então....já vi por outros relatos e agora pelo teu que não vou poder faltar às Fogueiras para o ano - alguém vai ter que desempatar a contagem das fogueiras (isto se forem as mesmas claro):D
    Tou a ver que a preparação para a Maratona está a correr bem, não só pelos treinas mas pela motivação que vai aí por esses lados. Força!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia tens de correr esta prova. Vais gostar muito.
      Motivação e entusiasmo não nos faltam :)
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  5. Primeiro que tudo tenho que dizer Parabéns pela escrita :D Está um relato fantástico.
    Sempre que leio algum relato sobre a corrida das fogueiras fico com um bichinho e posso dizer que estava a ler o teu relato e só pensava "para o ano estou lá!!!" :D eeheh

    Segundo, e não menos importante, muitos parabéns aos meus padrinhos pelo fantástico treino naquele que foi um dia muitoooo quente em todo o país!! São uns guerreiros sem dúvida. :)

    Terceiro, é para desejar uma enorme força para continuarem neste objectivo :P

    Muitos beijinhos e força nisso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =)
      Para o ano tens de ir, vais adorar!
      Obrigada pela força.
      Beijinhos e boas corridas!

      Eliminar
  6. Quem treina com 40º à sombra está pronto para tudo!:) Imagina só se estiver fresquinho no big day?!
    Acho que entre as 10h30 e as 11h30 devíamos estar a trepar a primeira longaaaa subida, essa ainda se fez +- bem, por isso deve ter ajudado!:P
    Parabéns e continuação de bons treinos!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem fala. A menina fez 30 km por montes e vales e com mais de 40ºC =) És uma guerreira!

      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar
  7. Já "disse" ao João: adoro os vossos modelitos! Os dois de amarelinho! Estão o máximo!
    Tive muita pena de não vos ter visto nas Fogueiras. Haverão outras oportunidades.

    Força nesses treino! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que não combinámos.

      É tanta gente que é natural que não nos tenhamos cruzado, mas haverão mais corridas :)

      Beijinhos e bons treinos.

      Eliminar
  8. Excelente relato das Fogueiras , tambem adorei a prova :)

    ...e que belo treino , e que bom saber que estás a gostar e vais ver que cada vez vais ter mais "vontade" e vais superar todas as adversidades (tipo este calor insuportável) .

    muita força e continuação de bons treinos para a 42K !!

    Ajb

    ResponderEliminar
  9. ...mas que belo relato das Fogueiras ! , tambem adorei a prova , é um ambiente magnifico !! :D

    ...e que belo treino , parabéns !!

    Superando este calor "insuportável" , e fazendo esses kms , ficas preparada num instante para a maratona , nem vais dar por isso e vais ficar numa forma-fisica excelente ! :)

    parabéns e muita força nesses treinos...

    Ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Gostei muito da Corrida das Fogueiras. Claramente passou a ser das minhas provas preferidas.
      E o treino apesar de tudo até se fez bem e deixou-nos mais optimistas.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar