quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Enfrentando a minha "amiga" subida do Memorial Francisco Lázaro

Ontem à tarde saí para a rua para mais uma corrida. Não tinha objectivos de tempo, nem distância. Aliás, nem sequer levei o relógio. Foi mesmo de propósito para me sentir mais livre. Só tinha um objectivo e tudo devido à prova que fiz no domingo: "Fim da Europa". 
Gostei tanto das subidas (vamos lá ver se isto não é só uma paixão passageira ou se é o princípio de um grande amor...) que decidi que o meu treino de ontem teria apenas um objectivo: fazer a "subida do Memorial Francisco Lázaro" sempre a correr.
Se bem se lembram, o Memorial Francisco Lázaro foi a minha segunda corrida de 10km e a primeira que descrevi aqui no blogue. Tenho-lhe um carinho especial, pois foram os vários acontecimentos desta prova (positivos e negativos) que me levaram a criar este blogue.
Na altura foi para mim quase um suplicio correr numa determinada subida. Para quem esteve presente, estou a falar da última subida da ciclovia paralela à Radial de Benfica. Ao inicio é uma subida quase imperceptível, mas a certa altura tem uma certa inclinação. O que mais me custou foi a subida nunca mais acabar. Não é daquelas subidas que acabam em poucos segundos. Pode não ser das mais inclinadas, mas claramente não é das mais curtas. 
Desde o dia da prova já enfrentei novamente essa subida nalguns treinos, mas de há uns tempos para cá que já não ia lá e depois do desafio das subidas do GP Fim da Europa decidi enfrentar novamente a minha "amiga".

Dirigi-me a Monsanto e quando lá cheguei pude observar que várias árvores continuam no chão, assim como os cabos. Portanto, limpezas zero. Virei à esquerda, vi que iam dois homens a correr um pouco à frente. Daí a nada iriam a correr bastante à minha frente. Um senhor cruzou-se comigo e cumprimentou-me. Já tinha saudades disto. Quando corro pelas ruas, não só não há quase ninguém a correr, como ninguém cumprimenta ninguém. Em Monsanto vive-se um espírito diferente. 
Mais à frente voltei a virar à esquerda, já a entrar na ciclovia.
Para ser sincera não me sentia nos meus dias. Mas o objectivo tinha de ser cumprido. 
Devagarinho lá fui eu. Havia algum vento de frente, mas também não era impeditivo. As pernas é que já se iam a queixar. Mais devagarinho ainda lá "subimos" a rampa e "chegámos" ao topo muito cansadas. Tivemos de andar um bocadinho já em zona plana para recuperar, mas o sentimento era de dever cumprido. Voltei outra vez para dentro de Monsanto e aqui até haviam árvores caídas atravessadas no caminho. Depois há uma descida e nesta altura comecei a ouvir passos atrás de mim. Era outra vez o senhor que me tinha cumprimentado há pouco. Desta vez disse qualquer coisa sobre correr fazer bem à saúde. Não percebi muito bem e acho que ele tinha ali algum sotaque, talvez brasileiro. Sorri. Depois voltei para casa.

Uma coisa eu sei, quero dedicar-me mais às subidas. Com o passar do tempo veremos se isto é uma coisa passageira ou se é uma paixão para ficar.

21 comentários:

  1. Olá Isa

    Como calculas, adorei este artigo! :)

    Há paixões arrebatadoras que depois se esvaziam como um balão, e há aquelas que se vão formando à nossa volta, quase imperceptivelmente, e quando damos conta, dominam-nos completamente, ficando como uma paixão para a vida. Este vai ser o teu caso. Eu bem te vi na parede dos 10 kms no domingo! :)

    Beijinhos e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És capaz de ter razão. Mas ainda é cedo para dizer que é mesmo uma paixão para ficar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ah valente! Conheço essa subida e sei o quanto me custou fazê-la na corrida do Memorial Francisco Lázaro. Tás mesmo a tomar o gosto às subidas. Deve ser mesmo do efeito GP Fim da Europa, porque eu tentava fugir delas (as subidas) e agora até as procuro para ganhar força e resistência. :)
    Bjs e continuação de boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah então deve ser mesmo um vírus que apanhámos no Fim da Europa =P
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  3. Por aqui continuam muitos cabos pelo chão...ainda tou sem net!
    As subidas são das tais coisas que nos dão um grande prazer quando atingimos o seu final. Um dia desses começas nos trails a valer.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu faço ideia.
      É isso mesmo, é uma grande satisfação quando atingimos o fim. É a sensação de "dever" cumprido.
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  4. Oi Isa, bemvinda ao clube dos "amantes de subidas"....eu já conheço todas as subidas aqui da minha zona em estrada e agora estou numa fase de descobrir as subidas em trilhos. Simplesmente adoro....dão aquela sensação de conquista, além de nos darem força e resistência....por algum motivo, muitos atletas de elite fazem umas subidas no fim dos seus treinos. Já te estou a ver a dedicares-te muito mais aos trails do que às corridas de estrada.
    Beijinhos e Boas Subidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos como esta paixão evolui. Mas de facto dão uma grande sensação de conquista.
      Beijos e bons treinos.

      Eliminar
  5. Nada como voltar ao que uns tempos atrás foi difícil e ver como agora o fazemos com muito mais facilidade. É essa a "beleza" das subidas, o desafio.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto =)
      Mas não sei se poderá dizer que o fiz com muito mais facilidade...fiz com um pouquinho mais de facilidade.
      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar
  6. olá, boa tarde

    trilhos com subidas, há cada vez mais, das mais variadas distâncias
    puxando a brasa ao meu clube tens um em Sesimbra com 22 km, no dia 14/4

    estrada, com subidas e distância "simpática" tens a Meia de S. João das Lampas, de que os teus amigos João e Jorge tanto gostam

    pode ser que nos vejamos por lá - é o meu primeiro objectivo da 2ª metade do ano....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, eu já ando de olho no trail de Sesimbra há algum tempo. O meu principal problema é o transporte para lá. Mas até lá logo se vê e talvez arranje uma boleia.
      A Meia de S.João das Lampas já está no meu calendário. Este ano não quero faltar :)
      Então até lá e boas corridas.

      Eliminar
  7. As subidas são um amor! Não fazem mal a ninguém! As descidas são tremendamente sedutoras, vai-se no canto da sereia e no dia seguinte esta-se todo "partido"! Se não acreditas experimenta fazer um treino a abusar das subidas e outro a abusar das descidas (mas com cuidado!) e compara os resultados.de ambos os treinos nos dias seguintes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito sim sr.
      Já não é a primeira vez que me ficam a doer os joelhos depois de ter feito algumas descidas. Como ainda por cima não tenho confiança para ir por ali abaixo, vou sempre a travar ligeiramente.
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Lembro-me perfeitamente dessa subida, custou-me bastante.
    É por dificuldades como essa que cada vez treino mais rampas. Elas não vão vencer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei dessa frase: "Elas não vão vencer" :)
      Mostra bem o teu espírito.
      Beijos e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. As subidas são sempre um desafio interessante, também começo a gostar mais de fazer provas com percurso mais acidentado do que aquelas que são sempre a direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos poucos as subidas vão-nos conquistando ;)
      Beijinhos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  10. Olá Isa!!
    Sim, as subidas são a melhor coisas (e a pior coisa) para um corredor.
    Foi devido às subidas que tive de parar e não pude ir ao GP Fim da Europa. No meu caso, apesar de já ter bons abdominais, não estavam bem fortalecidos para aguentarem as subidas.
    Estive a fazer pesquisas do que me aconteceu e é normal entre nós corredores... Enfim, aprendemos com a pratica, e no meu caso aprendi sozinha e com dor :(
    Não penses nem olhes para o meu discurso com um lado negativo, pois não é. Pelo contrario. Peço-te é que trabalhes teu quadril, de modo a que as forças estejam equilibradas para responder às forças das coxas, pois essas já querem subir.
    Vê este post do Paulo Pires, e vê o video. http://corremais.paulopires.net/2013/01/sao-os-abdominais-estupido.html
    Ao mesmo tempo procura no Youtube exercícios do "hamstring" - isquio-tibial.
    Quando tive parada fazia todos os dias estes exercícios e melhorou bastante as dores e acelerou a recuperação.
    Nos plano de treinos, nos dias que não corro faço isto.
    Alguma dor nas coxas por debaixo da dobra do rabo, no abdominal obliquo (laterais), nas virilhas com irradiação para o pubico pára.
    Fortalecendo e estando com estes musculos afinados vai-te a elas (subidas). :) :) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lígia!
      Obrigada pelos conselhos.
      E espero que fiques a 100% rapidamente.
      Um beijinho e bons treinos.

      Eliminar
    2. Olá Isa!
      Esta semana já vou começar os treinos.
      Aos poucos :)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar