segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como tudo começou

Já devem ter reparado pelo subtítulo do blog que o dia 8 de Novembro de 2011 foi o dia em que tudo começou.
E foi...mais ou menos...

Nesse dia fui ao ginásio. Um dia perfeitamente normal.
Meti-me em cima de uma passadeira e, não sei bem como, corri 45 minutos (não me batam por ter sido numa passadeira =p ). Fiquei muito cansadita, muito vermelhita (parecia que tinha apanhado um escaldão na cara), mas super bem-disposta. Mesmo! Saí do ginásio de sorriso na cara.
Antes desse dia eu nunca tinha corrido na passadeira mais de 15/20 minutos e não sentia grande prazer naquilo, mas esse dia ficou marcado para a posteridade.
Considero que foi nesse dia que foi o ponto de viragem.

Mas apesar de ter gostado muito de correr nesse dia, fiquei cerca de um mês até voltar a correr acima de 30 minutos e depois, novamente, 1 mês sem correr. Mas a 8 de Fevereiro de 2012 (e juro que foi uma coincidência ser novamente num dia 8. E juro que é uma coincidência eu ter nascido num dia 8 no ano 1988. Hihihi. É tudo coincidência, mas não deixa de ser uma coincidência engraçada) corri novamente e a partir deste dia é que já não parei mais.
Comecei a correr 2 a 3x/semana e ganhei coragem e comecei a correr na rua.
O que andava eu a perder...
Têm todos razão quando dizem que é muito melhor correr na rua. O ventinho a bater na cara, ver pessoas diferentes, cãezinhos a passear(que eu adoro), sítios diferentes, pisos diferentes.
Enfim, é claramente muito mais satisfatório correr na rua. E o tempo até passa mais depressa.

Depois para aí em Abril/Maio comecei a ficar ainda mais viciada e passei a ir correr 3 a 4x/semana.
E claro que fui aumentando gradualmente a velocidade(que ainda é baixinha) e o tempo de corrida.

Provas em que já participei:
  • Corrida do Tejo 2009 10km (tempo:1h35 - eu não corria, fui só na desportiva com um amigo e a maior parte do tempo fomos a andar)
  • Corrida do Tejo 2010 10km(tempo:1h21 - fomos na mesma na desportiva, mas já corremos por aí metade da prova, o resto foi a andar)
A partir daqui já é "a sério"(leia-se depois de 8 de Novembro de 2011):
  • Mini-Maratona Vodafone 7,2km 25 Março 2012 (tempo 49min e uns segundos; fui sempre a correr, excepto nos primeiros metros que era impossível correr de tal maneira era o "trânsito")
  • Corrida do Oriente 10km 3 Junho 2012 (tempo: 1h05min; a primeira vez que corro uma prova de 10km "a sério")
  • Memorial Francisco Lázaro 10km 15 Julho 2012 (tempo:1h01min e o resto já vocês sabem)
E pronto é isto.
Pelo meio ainda fui a uma Corrida Sempre Mulher no dia 22 de Abril deste ano, mas fui fazer companhia à minha mãe e ela não corre, por isso fomos sempre a andar.
Portanto, como vêem, o historial ainda é muito pequenino. Daí as minhas dúvidas em participar já numa meia maratona em Setembro. Apesar dos meus treinos terem evoluído bem, eu não sei se já tenho tempo suficiente nisto para me pôr a correr uma Meia.
O máximo que corri até hoje foram cerca de 15 km e nesse dia estava inspirada.

Agradeço as vossas mensagens de apoio.
Fazem-me acreditar que é possível.
Mas de facto confesso que ainda estou na dúvida se me inscrevo para uma Meia. E agora até já estou com dúvidas se vou à Meia da Vasco da Gama ou à Meia de S.João das Lampas da qual tão bem tenho ouvido falar.
Que me aconselham?
Acham que já estou preparada para correr uma Meia este ano? Ou deixo para o próximo ano?
E qual a melhor Meia para uma estreia? 
Desde já muito obrigada!

sábado, 28 de julho de 2012

Aquela subida

Não sei por onde começar. Por isso para simplificar a coisa vou começar pelo ínicio...
Na quinta-feira à tarde fui ao ginásio, não estava com a mínima vontade mas lá fui. Fiz algumas máquinas e depois tive a correr 30 minutos na passadeira.
Depois ontem eu tinha planeado correr 1h30(até ontem eu só tinha corrido 1h30 1x). Saí de casa um pouco mais cedo do que o habitual, eram umas 17h30 e segui em direcção a Monsanto. Estava eu a correr há cerca de 45 minutos e decidi que se queria correr 1h30 o melhor era variar um pouco o percurso e não andar só ali às voltas e então tive uma ideia.
E se eu fosse até à ciclovia junto a Monsanto?
Sim, exacto, aquela por onde passava o Memorial Francisco Lázaro.
Sim, exacto, enfrentar aquela subida tão querida e amorosa. Aquela que se não fosse eu seguir atrás do tal senhor, eu não teria aguentado.
Então comecei a dirigir-me para lá pelo lado da rotunda que há ali entre a Buraca e o Bairro da Boavista. Ainda ia no "coração" de Monsanto e para chegar à ciclovia tinha que fazer uma subida. Ia eu nessa rampa e olho para trás e vejo 3 corredores um pouco atrás de mim. Lá pensei eu para mim:  "Lá vou outra vez ser ultrapassada em plena subida", mas não. Não sei se por pena de mim ou se para verem se eu me aguentava, a verdade é que não me ultrapassaram na subida.
Mas depois já em zona plana passaram por mim e deram-me as boas tardes e um deles disse assim: "Isto aqui é durinho". E eu, sem saber bem o que responder  fiquei calada. Por um lado não queria dar parte fraca, por outro lado também não queria parecer convencida, então optei pelo silêncio. O outro, talvez pelo meu silencio, disse: "Mas aguenta-se". E seguiram o seu caminho.
Mas concordo com eles. É durinho, mas aguenta-se. Mas claro que eles aguentam muito melhor do que eu
Eles seguiram por Monsanto e eu desviei para a ciclovia em sentido contrário ao da prova do Memorial Francisco Lázaro. Ou seja, ia a descer.
Mas depois ia voltar para trás.
Fiz mais ou menos 1 km e depois decidi voltar para trás.
E enfrentei aquela subida pela segunda vez na minha vida.
Nas calmas, sem pressas, que eu queria aguentar-me 1h30 a correr.
E fiz aquela subida contra o sol e contra o vento. Sentia-me quente e desejosa de voltar para dentro de Monsanto outra vez para passar pelo bebedouro.
Nesta altura já ia com cerca de 1h de corrida.
Fiz mais 1/4 de hora em Monsanto e depois dirigi-me para casa.
Consegui correr 1h30 e voltei a ficar com esperanças de conseguir correr a Meia Maratona da Vasco da Gama em Setembro.
Vamos ver como correm os treinos até lá...
Foi um treino mesmo muito bom, pois soube-me muito bem e gostei de ter "enfrentado" aquela subida que tanto me tinha desanimado na prova.
Hoje de manhã fui a uma aulinha de Body Balance e depois tive na passadeira a andar 3 km, depois na bike 2 km e depois máquinas e remo.
Agora é descanso e ver Jogos Olímpicos.

O Rui Costa ficou em 13ªlugar, o que acho brutal tendo em conta a vitória na Volta à Suiça e a boa classificação na Volta a França. E acho mesmo que este homem está destinado a grandes feitos.
O João Costa ficou em 7º lugar no tiro.
O apelido Costa tem algo de especial...

Boas corridas!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jogos Olímpicos Londres 2012

Hoje começam os Jogos Olímpicos, ou melhor, hoje é a cerimónia de abertura dos Jogos, pois os Jogos já começaram com o futebol. Não entendi o porquê da cerimónia de abertura ser depois de já terem começado competições que se encontram no âmbito dos JO mas pronto.
Independentemente de haver ou não medalhas para Portugal, eu espero que todos os ateltas portugueses (de todas as modalidades) tenham uma boa prestação e que aproveitem bem a sensação que deve ser estar nuns Jogos Olímpicos.
Já li nalguns sítios que há poucas probabilidades de este ano haver medalhas para Portugal. Nomeadamente no atletismo os nossos atletas mais "famosos" estão lesionados, como sejam os casos do Obikwelu, da Naide Gomes ou do Nelson Évora. Mas isso não quer dizer nada.
Ninguém estava à espera da medalha de prata da Patrícia Mamona no Europeu de Helsínquia, por isso nunca se sabe quando um atleta num dia particularmente inspirado nos vai surpreender.
Às vezes até é bom os atletas não se sentirem tão pressionados, assim podem sentir-se mais descontraídos.
Por isso pensamento positivo.
E se não trouxerem nenhuma medalha, ao menos sabemos o quanto eles lutaram e se esforçaram, o que tendo em conta os apoios que têm (comparando por exemplo com o futebol...) é de louvar.
Eu cá tenho um feeling que Portugal vai arrecadar pelo menos uma medalha. Só não sei qual será a modalidade.
Vamos esperar para ver.
Boa sorte a todos os atletas que irão representar Portugal nestes Jogos Olímpicos de Londres 2012!


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Corridinha boa

Meia horinha depois de ter escrito o post de ontem saí de casa.
Fiz a minha volta mais ou menos habitual. Passei pelo Hospital da Luz, dirigi-me a Carnide, virei à direita (primeira subida do percurso...) rumo ao Largo da Luz, depois desci em direcção ao Colombo e ali ao pé das hortas bebi água num bebedouro que lá há.
Depois segui em direcção a Monsanto, passei pela passagem aérea (a subir...e até me aguentei, mas quando cheguei à zona plana tive de correr muito devagarinho para recuperar o fôlego)  e virei à esquerda. Ah como eu gosto disto. Está calor, mas eu estou "protegida" pela sombra das árvores, há outras pessoas a correr, há pessoas a passearem os cães e eu vou correndo a ouvir as minhas músicas.
Ui...Eu a correr a ouvir música...Nem queiram saber. Devo parecer maluca, pois por vezes vou a cantar. Não consigo mesmo evitar.
Mas gosto muito de correr a ouvir música porque fico inspirada e às vezes até corro mais depressa.
Estive por Monsanto talvez uma meia hora e não fugi às subidas =)
Depois comecei o caminho de regresso a casa que a correr se faz nuns 15 minutos.
Corri 1h. Não sei km's porque o meu relógio é fraquinho (e baratucho) e não dá km's. Tem cronómetro, dá os bpm e calorias gastas. E já não é mau.

Boas corridas!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Corridas da semana passada

Confesso que na semana passada a coisa não correu bem como eu queria.
Segunda e Terça esteve imenso calor. Demasiado calor. E eu já não gosto nada de calor, então ir correr com aquele calor, nem pensar.
Quarta tinha coisas para fazer e também não deu para ir correr.
Quinta-feira fui ao ginásio. Lá corri meia horinha na passadeira(mas não é a mesma coisa que correr na rua) e andei por lá pelas máquinas.
Finalmente sexta fui novamente correr. Costumo ir direita a Carnide, depois desço em direcção ao Colombo e sigo para Monsanto onde ando por lá até me cansar. Mas na sexta não me estava nada a apetecer ir dar a volta a Carnide e fui logo directa de casa até Monsanto.
Tão bom  correr em Monsanto. Sombra, árvores, corredores simpáticos de todas as idades que passam por mim e me cumprimentam. E umas subiditas que até me dão pica, apesar de haver lá uma que é bem inclinada, mas eu adoro-a e é sempre bom treinar em rampas, porque nunca se sabe quando vamos ter de fazer várias numa prova...tipo Memorial Francisco Lázaro...
Foi um bom treino e corri 1h e 5 minutos.
No dia seguinte fui ao ginásio de manhã a uma aula e à tarde novo treino em Monsanto, desta vez com um amigo meu. Demos uma volta grande por Monsanto e corremos durante cerca de 45 minutos.
E pronto basicamente foi isto.
Mas esta semana vou voltar aos meus treinos habituais e hoje já vou correr.
Mais precisamente daqui a uma meia horinha devo estar a sair de casa =)


Corrida Memorial Francisco Lázaro

Inscrevi-me nesta corrida, pois descobri-a na net e vi que era perto de minha casa. Na semana anterior estive de férias em Milfontes e não foi por estar de férias que descurei as corridas. Pelo contrário, em 3 dias dessa semana de férias acordei às 7 da manhã para ir correr quando o sol ainda estava baixinho (não estava assim tão baixinho, até já estava calor, mas ao menos não havia ninguém nas ruas).
Foram treinos relativamente levezinhos, um de 40 minutos, um de 50 e outro de 30. Sábado descansei, mas à tarde voltei para Lisboa de autocarro e só cheguei a casa por volta das 21h. A viagem foi algo cansativa, mas depois tive uma boa noite de sono e de manhã estava mais ou menos fresca.
Equipei-me e lá me dirigi a pé até ao local de partida, junto ao Mercado de Benfica e ao Estádio do Fófó. Levantei a minha dorsal e chip e aguardei pacientemente pelas 10h.
Perto das 10h as pessoas começaram a dirigir-se para o local de partida. Esperei um pouco e só depois me dirigi para lá. Não fazia sentido estar a “estorvar” as pessoas que muito provavelmente queriam partir mais à frente porque iriam correr mais depressa. É por isso que normalmente me deixou ficar mais para trás, para ir na minha e durante a corrida logo encontrarei o meu lugar.
Deram a partida e demorei uns poucos segundos a atravessar a linha de partida
Nesses primeiros metros fui nas calmas e logo a seguir havia uma curva à esquerda seguida duma subida (que bom…logo para começar…que alegria…). Aguentei-me bem e depois era praticamente tudo plano até Sete Rios. Posicionei-me atrás de uma senhora que ia a correr a um bom ritmo e que eu aguentava e só já perto de Sete Rios é que ela se distanciou. Estava calor e eu já ia desejosa do km 5 onde seria o abastecimento. Quando passei pelo abastecimento bebi logo um pouco de água e molhei a cara.
Olhei para o relógio e vi que estávamos no minuto 26 ou 28 (já não me lembro, por isso na pior das hipóteses vamos supor que era o minuto 28) e fiquei muito contente, porque “apenas” teria de manter o ritmo para conseguir atingir o meu objectivo para esta prova que era fazer os 10 km em 1h ou menos.
Só que lixaram-me! E quem me lixou? Quem decidiu o percurso desta prova.
A partir do km 5 grande parte do percurso era a subir. A seguir ao abastecimento metíamos pela ciclovia que há junto a Monsanto e no geral tinha sempre uma inclinaçãozinha a subir, mas lembro-me daquelas que mais me custaram e nas quais eu tive a um niquinho de ir a andar. Mas, para mim, mais importante do que fazer tempos é ir sempre a correr, por muito devagar que se vá.
Um senhor passou por mim e disse-me que ia uma companheira atrás de mim. Nem percebi, depois é que olhei para trás e vi outra mulher a correr. Assim é que é!
A primeira subida que me custou um bocado foi uma subida em zigue-zague com uma inclinação que, na minha opinião e ainda muito pouca experiência, era um bocado lixada. Mas aguentei-me, não sei bem como, e continuei a correr. Depois, aquela que para mim foi a pior subida de toda a prova, foi a última subida na ciclovia. Era ainda um bocado inclinada e o pior é que parecia não ter fim!
Que desespero!
Eu já nem ia a pensar em tempos, só conseguia pensar em colocar uma perna em frente à outra e continuar a correr. Nunca andar. Se eu andasse, para mim seria uma derrota. Então, e felizmente para mim, ia um senhor a correr nessa subida. Ia muito devagarinho mas ia a correr. Ia tão devagar que eu até pensei em ultrapassá-lo, mas tomei a decisão (penso que acertada) de me manter atrás dele, porque se acelerasse mais nessa subida não iria conseguir fazê-la sempre a correr. E foi graças a este senhor que eu me aguentei nessa subida. Não o conheço, ele não me conhece e nem me deve ter visto a cara (só a sombra…), mas foi graças a ele que eu me aguentei. Aguentei-me porque fui pensando que enquanto ele aguentasse, eu também me aguentava. Não iríamos desistir.
Passámos por duas pessoas que iam a andar (e até posso adiantar que estas pessoas chegaram à meta antes de mim, mas qual é a piada de correr, andar, correr, andar...?).
Quando finalmente atingimos o “cume” o senhor começou a acelerar e perdi-o de vista. Eu já ia cansadita e apesar de depois haver uma descida eu não consegui acelerar muito. Depois havia nova subida (que alegria!) e depois passei pelo km 9, olhei para o relógio e vi que, mais uma vez não ia fazer 1h (na Corrida do Oriente fiz 1h05). Falei sozinha enquanto ia a correr, ia lixada por não conseguir, mais uma vez, atingir o meu objectivo.
Quando já ia a chegar à Meta, reparei num senhor que estava a tirar fotografias e sorri e disse adeus para a foto. Isto foi antes de me dizerem que a Meta ainda não era ali, era no estádio, só mais 150 m.
Só mais 150 m?
Depois de 9km e 850m, só faltavam mais 150m e logo com uma subida curta, mas inclinada. Tudo o que eu mais desejava….ou não…
A poucos metros da Meta, um senhor passou por mim e disse-me “Força menina”. Sorri e já nem sei se lhe cheguei a agradecer pela força. Seja como for, agradeço por escrito a este senhor que depois de correr 10 km ainda teve força e simpatia para me transmitir força a mim. Assim sim, assim vale a pena.
Acabei com 1hora 1 minuto e uns segundos.
Novo recorde em prova. Mas a um minuto do meu objectivo fica assim um amargo na boca. Porque eu ia tão bem nos primeiros 5km e depois lixei-me com os últimos 5. O senhor que chegou depois de mim estava a comentar que para o ano a organização deveria repensar o percurso e fazer ao contrário. Concordo com ele. Até Sete Rios pela ciclovia e na volta pela avenida junto à linha do comboio.
Se não fosse pelos treinos que fiz em Monsanto com algumas subidas, não teria aguentado as subidas da prova. Se não fosse pelo tal senhor, eu não me teria aguentado n’ “A subida”.
Corri do início ao fim e só isso já me deixa feliz.
Pelo Francisco Lázaro para o ano estarei lá novamente.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O primeiro de muitos

Tinha preparado um  primeiro post gigante com a descrição de como este bichinho da corrida se instalou em mim, de como tem sido a minha evolução e a falar sobre as provas que já fiz.
Mas depois apercebi-me que seria demasiado maçador para quem quer que venha a ler o meu blog. Portanto, e para a posteridade, hoje quero apenas dizer (ou neste caso escrever) que adoro correr.
É libertador, desafiante e deixa-me feliz e bem-disposta. Apesar de só ter descoberto este prazer há poucos meses, já estou viciada.
Já não passo 1 semana sem correr 3 a 4 vezes.
A última prova em que participei foi no Memorial Francisco Lázaro no passado dia 15 e, apesar de não ter feito o tempo que queria, adorei participar nesta corrida e apesar de ainda não conhecer ninguém do mundo da corrida, adorei ver pessoal de todas as idades a correr. Adorei ver a força, coragem e companheirismo que as pessoas transmitem umas às outas.
Obrigada sr. que chegou comigo à meta e me disse "Força menina". Apesar de estar já muito cansadita, fez-me sorrir.
Acho que no fundo não é só correr, é o que o desporto transmite às pessoas.
Deixa-nos felizes.
A mim sei que deixa.
No próximo post contarei como foi a minha prova.